
(Foto: Grussai Fm)
A atuação do Porto do Açu restringindo acesso da população a lagoa de Iquipari, chegou ao conhecimento do Ministério Público. Segundo apurado com exclusividade pela Rádio Grussai FM, uma denúncia protocolada em 02/08/2024 n ° 20240040445, PR - RJ pelo Vereador Analiel Viana ( PL ) de São João da Barra ganhou desdobramentos.
Protocolado junto ao Ministério Público Federal e sendo o objeto da denúncia de competência do Ministério Público Estadual, no Município de São João da Barra/RJ.
O MPF remeteu a notícia de fato ao órgão, em novembro de 2024, para que este adote as medidas cabíveis.
Na denúncia o edil teria relatado a dificuldade dos pescadores em especial do 5° distrito, de terem acesso a lagoa, segundo ele cadeados foram colocados pelo Porto do Açu, bem como vigilância, dificultando a população daquele distrito meios de manter sua sobrevivência por meio da pesca.
O Ministério Público Estadual informou que a notícia de Fato nº 02.22.0001.0010043/2024-79 está em tramitação na 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos dos Goytacazes. Foi determinada a realização de diligências, a título de coleta de informações preliminares para deliberação sobre a instauração de procedimento próprio e que as diligências ainda não foram totalmente concluídas
Nos últimos dias alguns desportistas, donos de Jet's denunciaram na rádio que estariam sendo intimidados por funcionários do porto na lagoa de Grussai.
Segundo Rodrigo M. todo final de semana homens a serviço do porto tira fotos, e intimida as pessoas na lagoa de Iquipari, Rodrigo disse que é um absurdo, já basta o porto ter se apropriado indevidamente da lagoa de Iquipari, acabaram com tudo lá e agora querem tirar nosso lazer, finalizou ele.
Outros ouvintes também ligaram para a rádio Grussai FM, fazendo a mesma denúncia, os reclamos recebidos na rádio também foram encaminhados ao Ministério Público pela rádio.
Procurados, Porto e reserva Caruara não se manifestaram até o fechamento da matéria