Brasil
Publicada em 24/10/22 às 21:45h
Estudantes sanjoanenses participam do Parlamento Jovem
Estudantes sanjoanenses participam do Parlamento Jovem

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)

Água potável, transporte público, reforma de escolas, incentivo ao primeiro emprego e implantação de cursos profissionalizantes. Esses foram os principais assuntos discutidos entre os nove estudantes que participaram do Parlamento Jovem Municipal, promovido nesta quarta (19), pela Câmara de São João da Barra. Simulando uma sessão ordinária, eles apresentaram requerimentos e indicações. Antes de entrarem no plenário, visitaram os gabinetes dos vereadores e os setores administrativos.

Esta é a sexta edição do projeto, que começou em 2015, com o objetivo de permitir aos estudantes, a experiência de legislar por um dia e conhecer de perto, como se desenvolve o trabalho do poder legislativo. Os participantes foram: Arthur Gomes Vianna, Camille Monteiro Barros, João Gabriel de Souza Monteiro, Lígia Gonçalves da Silva Pereira, Maria Clara Gomes Rodrigues, Mariana Rangel Corrêa da Silva, Pedro Augusto Souza da Silva, Rebeca Estefany Almeida Silva e Sarah Pereira de Oliveira.

Pauta - Lígia requereu à Cedae, a extensão da rede de abastecimento de água potável para Campo de Areia e Alto do Cardeiro. Por meio de indicação, solicitou a restauração da área de lazer de Mato Escuro, com a reforma do parquinho e a instalação de uma academia popular para atividades físicas.  

Camille requereu à Secretaria de Transporte, o aumento da frota de ônibus intermunicipal com mais disponibilidade de horários, principalmente para atender os alunos que estudam no IFF. Ela também requereu a implantação de um programa de Educação no Trânsito, incluindo a instalação de redutores de velocidade e sinalizadores na Avenida Atlântica, entre Atafona e Grussaí.

O estudante João Gabriel fez requerimento à Secretaria de Educação, cobrando o aumento do contingente de ônibus escolar para atender os alunos da rede de ensino e, por indicação, pediu a reforma da Escola Municipal de Quixaba. Maria Clara fez indicação sugerindo ao Executivo, que elabore projetos que venham a gerar mais oportunidade aos jovens que estão em busca do primeiro emprego.

Rebeca sugeriu ao município, que reaproveite o espaço onde se localizava a escola de Mato Escuro para a implantação de cursos técnicos profissionalizantes. Arthur fez duas indicações: construção de um campo de futebol society em Água Preta (com quadra poliesportiva, vestiários e banheiros) e a criação de um Centro de Especialização da Saúde da Criança Especial Autista no município.  

Por meio de requerimento verbal, Mariana cobrou melhoria/ampliação na educação básica do município, com investimento de recursos e incentivo aos professores e programas de incentivo aos estudantes. Ela propôs, ainda, a criação de oficinas e cursos técnicos e profissionalizantes visando entrada rápida no mercado de trabalho. 

Pedro Augusto requereu mais apoio aos alunos para participarem de feiras de ciência. "De lá, surgem muitos projetos bons e, se o município souber aproveitar, com certeza vai muito longe", disse Pedro, que já ganhou prêmios em feiras em outras cidades. Rebeca fez indicação cobrando a construção de uma quadra na localidade de Quixaba. Sarah, por meio de requerimento verbal, pediu a construção de uma escola modelo em Atafona.

- Muito importante para nós, vereadores, mais uma edição desse projeto, onde nove jovens têm a oportunidade de viver um dia, como vereadores, trazendo para a Câmara, as demandas dos seus bairros, ruas e sua percepção sobre o serviço público. É um prazer imenso receber vocês, que estão aqui hoje representando todos os alunos do nosso município - destacou o presidente da Casa, Elisio Rodrigues.

Aluna do Centro Educacional Rico Talento, Sarah descreve como foi participar do projeto: "Sempre tive vontade de poder me expressar e fazer requerimentos que sejam bons para o nosso município e estou muito feliz em participar", contou a jovem, que cursa o 7° ano. 

O Parlamento Jovem Municipal foi criado em 2013, por meio da resolução nº 143, de autoria dos ex-vereadores Alex Firme e Aluizio Siqueira.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 542905 Usuários Online: 19





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados