Brasil
Publicada em 27/09/19 às 22:08h
Estudantes de SJB participam de 'Parlamento Jovem'
Estudantes de SJB participam de 'Parlamento Jovem'

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)
Com a finalidade de fazer os estudantes compreenderem a atuação de um vereador, aproximando-os do Legislativo, a Câmara de São João da Barra promoveu na tarde desta sexta-feira (27), o projeto Parlamento Jovem. O evento, que chegou a sua 5ª edição, trouxe desta vez a presença da jovem Rebeca Estefany Almeida Silva, que exerceu o papel de prefeita mirim.

O projeto começou com uma visita aos setores da Câmara, para que os alunos pudessem ver como é organizada a atividade legislativa. Em seguida,  participaram de uma breve reunião com o presidente Aluizio Siqueira, que explicou como se faz uma sessão. Os próprios alunos escolheram os participantes da Mesa Diretora – ficando assim definida: Gabriel de Abreu Bernardes (presidente), Laysa Rodrigues Trindade (vice-presidente), Camille Monteiro Barros (primeira secretária) e José Paulo Gomes Barreto (segundo secretário).  

Os demais “vereadores” foram: Ana Julia Domingues de Souza Rangel, Emanuele Rangel de Almeida, Ana Jullya Gomes Vieira, Rhyan da Silva Gomes Oliveira e Valdenir Queiroz Candido. Para a seleção dos nomes, a Câmara teve o apoio da Secretaria de Educação, que buscou um representante de cada distrito, nas seguintes escolas: Domingos Fernandes da Costa, Newton Alves, Amaro de Souza Paes, João Flávio Batista, Luiz Délio Mendonça, Luiz Gomes da Silva Neto, Elysio de Magalhães, Chrisanto Henrique de Souza e Centro Municipal de Educação Avançada de Mato Escuro.

 – Estou muito feliz de ter participado, pois gosto bastante de política; inclusive, já pensei em ser político algumas vezes. E fico feliz que todos tenham aprovado as matérias para o desenvolvimento de São João da Barra – disse o presidente Gabriel, após a sessão.

O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, agradeceu a todos e destacou a importância do Parlamento Jovem. “Este foi um dos projetos que instituímos nesta legislatura, buscando fazer a integração dos jovens com esta Casa de Leis. E é sempre muito interessante porque novas lideranças poderão ser formadas a partir de trabalhos assim”, observou.

O evento contou com as presenças do secretário de Educação, Daniel Damasceno; da coordenadora-geral da Secretaria de Educação, Joyce Pereira Sena e do coordenador municipal de Políticas para a Juventude, João Filiphe Amaral. “A escola é esse lugar de aprendizado de disciplinas como português, matemática, geografia, e também de discussões que extrapolem um pouco os muros da escola. É com muita alegria que recebemos vocês aqui hoje para discutir as questões de São João da Barra”, disse Daniel ao abrir os trabalhos.

PAUTA - Laysa requereu à Secretaria de Meio Ambiente, projetos visando à redução dos impactos ambientais no município (como o assoreamento do Rio Paraíba e a salinização do solo) e, à Secretaria de Turismo, mais investimento para o setor turístico do município. Ela também sugeriu ações para conter o avanço do mar.

A vereadora Ana Jullia fez dois requerimentos e quatro indicações: maior número de guardas nas ruas do 5º distrito, aumento de horários dos ônibus, construção de uma praça em Barra de Jacaré, criação de um centro recreativo para crianças, implantação de cursos profissionalizantes voltados para a cultura local e construção de uma escola para atender alunos do segundo seguimento.

José Paulo fez dois requerimentos à Secretaria de Educação: implantação de escola em tempo integral e inclusão de oficinas de aprendizado, esporte e orientação na rede de ensino do município. Ele propôs, ainda, a elaboração de convênios com instituição de ensino para realização de cursos com bolsa de estudo para agraciar os alunos que se destacarem.  

Gabriel sugeriu implantar a educação contemporânea à rede escolar de ensino. Também solicitou ao município, que se faça uma redução no valor de todos os impostos municipais e que viabilize um projeto para organizar a expansão urbana comercial.

Valdenir propôs a construção e reativação das academias esportivas; a implantação da inclusão digital física no município e um trabalho de maior divulgação dos cursos da Faetec. Por fim, o plenário aprovou três indicações de Camile: implantação de cursos técnicos profissionalizantes, de cursos superiores à distancia, além de melhorias e infraestrutura no Açu.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 552165 Usuários Online: 24





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados