Brasil
Publicada em 16/09/19 às 21:27h
Wärtsilä Brasil e Porto do Açu fecham contrato para instalação de novos equipamentos no Serviço de Tráfego de Embarcações do complexo
Multinacional fornecerá a mais moderna tecnologia para o primeiro porto a operar VTS no Brasil

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)

A multinacional Wärtsilä, fornecedora de equipamentos navais para construtores, armadores e operadores de embarcações e instalações offshore, e o Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense (RJ), anunciam a assinatura de um acordo para instalação de novos equipamentos no Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) do Açu — primeiro porto nacional a contar com sistema de monitoramento. O contrato terá duração de cinco anos e unirá múltiplos sensores e bancos de dados em uma solução integrada, além de serviços de manutenção. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2019.

 

O acordo é representativo para a Wärtsilä, uma vez que o Porto do Açu é o primeiro VTS licenciado no Brasil, uma referência no uso de tecnologia para Gestão Portuária e Operações. Segundo Luiz Barcellos, diretor de Marine Business da Wärtsilä Brasil, a tecnologia da companhia foi a escolhida pelo Porto do Açu por ser considerada a mais fácil, simples e segura de usar. “A solução da Wärtsilä é flexível e pode ser utilizada de forma adaptável para os vários diferentes sensores do sistema. A possibilidade de usar bancos de dados de portas existentes para suportar o sistema VTS e o uso de nossas informações geradas para dar feedback às suas bases de dados internas também foram ponto chave”.

 

O contrato engloba o fornecimento de um VTS composto por câmeras de CCTV, Radar Terrestre, informação meteorológica e de tráfego AIS, com todo o hardware e software necessários. “A tecnologia fornece um alto nível de segurança e será hospedado em um datacenter, virtualizando todo o processamento da máquina, otimizando o desempenho e permitindo acesso e controle de qualquer lugar com uma conexão à Internet”, completa Barcellos. O escopo também compreende o serviço de manutenção com um plano de atualizações e upgrades, mantendo a operação do porto em uma situação de última geração.

 

O Açu conta com VTS no controle do tráfego aquaviário desde 2015 e, segundo Mario Rodrigues, gerente de Navegação da Porto do Açu, a empresa tem compartilhado sua experiência com outros portos brasileiros interessados em absorver as melhores práticas de monitoramento em seus terminais. “Como primeiro porto brasileiro a contar com o VTS, continuamos empenhados em manter nosso sistema de monitoramento sempre atualizado, com as melhores tecnologias e viabilizando a máxima segurança marítima. Só neste último ano de operação, o serviço possibilitou a realização de aproximadamente 6.300 manobras de entrada e saída de embarcações sem nenhum acidente”.

 

 

Sobre a Wärtsilä

A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global em avançadas tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia. Ao enfatizar a inovação tecnológica e eficiência energética e operacional, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Para isso, a empresa vem ativamente encontrando novas formas de reduzir emissões, e empenha-se em ir além das normas ambientais vigentes, promovendo práticas ambientalmente saudáveis.

A empresa possui operações em mais de 200 localidades em mais de 80 países em todo o mundo, empregando aproximadamente 19.000 colaboradores. Em 2018, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram 5,2 bilhões de euros e suas ações estão listadas na Nasdaq de Helsinki.


Sobre a Wärtsilä Brasil

A Wärtsilä atua no Brasil desde 1990 e opera seu escritório matriz no Rio de Janeiro e centros de serviços em Niterói (RJ), Manaus (AM) e Pernambuco (PE), empregando cerca de 400 profissionais. Ao todo, são mais de 31 usinas termelétricas no país, ultrapassando a marca de 2,6 GW de potência instalada.

Na área naval, a Wärtsilä Brasil tem base instalada com capacidade superior a 3.400 MW em mais de 570 embarcações e instalações offshore.

Dentro de seu extenso escopo de produtos e serviços, a Wärtsilä Brasil fornece motores principais e auxiliares, serviços de propulsão para embarcações e soluções completas para usinas de energia.

Um dos grandes destaques da Wärtsilä Brasil é seu compromisso em impulsionar a eficiência energética.

Para saber mais sobre a atuação da Wärtsilä em outros países, acesse www.wartsila.com




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 550586 Usuários Online: 22





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados