Brasil
Publicada em 26/08/19 às 17:54h
Medalha João Oscar e Prêmio Pai Talento nesta quinta (29) na Câmara de SJB
Medalha João Oscar e Prêmio Pai Talento nesta quinta (29) na Câmara de SJB

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)
A Câmara de São João da Barra vai promover nesta quinta-feira (29), às 19h, a entrega da Medalha João Oscar, ao escritor, poeta, memorialista e jornalista sanjoanense, Célio de Souza Aquino, 88 anos. A solenidade acontecerá junto com o Prêmio Pai Talento, no qual cada vereador homenageia um pai com um troféu. Os agraciados desta edição são: Ronaldo Manhães (Gerson Crispim), Antônio Candido Filho (Eziel Pedro), Luiz Ronaldo Neves (Aluizio Siqueira), João Rodrigues (Alex Firme), Paulo José Rangel (Chico da Quixaba), Rosalvo Siqueira (Franquis Arêas), José Ricardo Rangel dos Santos (Carlos Caputi), Mário Nunes da Silva (Ronaldo Gomes) e Moacyr Alves Rangel (Sônia Pereira). 

Célio Aquino nasceu em 22 de julho de 1931 e deu os primeiros passos na vida profissional, ainda garoto, na gráfica do jornal A Evolução, de José Ângelo. Também trabalhou em farmácias, no Grupo Thoquino e foi o único sanjoanense, na época (de 57 a 89), contador, partidor e distribuidor da Comarca de São João da Barra. Também foi vereador (1963/66) e um dos fundadores do colégio da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG). Fundou os jornais “Voz do Interior”, “A Voz de São João da Barra” e “São João da Barra-jornal”. 

Como cronista, assinou colunas em jornais e revistas – em boa parte deles com o nome “Cedaqui”, uma brincadeira com as iniciais de seu nome. Célio publicou quatro livros: “Minhas histórias de São João da Barra” (1997), “Retrato antigo duma cidade” (2001), “Cedaqui, o anarquista” (2009) e "O escrevedor" (2016). Em suas obras, sempre retrata sua terra natal – mesmo já tendo morado fora (Rio, Niterói e Teresópolis). “Adoro São João da Barra! Não sei viver fora daqui”, conta o autor, que confecciona manualmente seus próprios livros e é primo de João Oscar. "Meu grande amigo; vivia aqui em casa... Chegava aqui chamando a minha esposa de baronesa. Fico muito satisfeito em receber essa medalha", conta.

Célio Aquino casou-se com Vanda Nogueira de Aquino (que faleceu há três anos) e tem seis filhos: Lourdes, Célia, Vânia, Tânia, Isaac e Newton. O escritor, que tem 14 netos e cinco bisnetos, é conhecido pela simplicidade e humor sarcástico. Também marcou passagem pelo teatro, como ator amador, atuando nos espetáculos: “Os canalhas de Madrid”, “Amor Maternal” e “Deus e a natureza“. E foi o primeiro sanjoanense a receber a Medalha Barão de Barcelos (em 2000), a maior comenda do Legislativo Municipal.

Medalha - Criada por meio da resolução nº 034/2019, a Medalha João Oscar foi proposta pelos edis Aluizio Siqueira e Alex Firme, como forma de homenagear o sanjoanense que marcou carreira como escritor, historiador, poeta, romancista, professor universitário, advogado e tabelião. João Oscar nasceu no dia 06 de abril de 1939, foi membro de várias academias de letras e institutos culturais, secretário Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra e tem 14 livros publicados.   

– E muito nos honra oferecer a primeira Medalha João Oscar ao seu primo, Célio Aquino, um ilustre sanjoanense, que possui um belo legado de obras literárias sobre a nossa cultura e a nossa história. Um homem simples, pai exemplar, que também foi vereador e nutre um grande amor por sua terra – destaca o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 553806 Usuários Online: 20





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados