
(Foto: Grussai Fm)
Recentemente, a Câmara de São João da Barra recebeu um ofício da Santa Casa de Misericórdia, solicitando ajuda para tentar resolver um problema acerca da decisão judicial que permitiu a reintegração de posse do prédio onde está instalada a lavanderia do hospital. Diante disso, os vereadores aprovaram e assinaram em conjunto, na sessão desta quarta-feira (21), um requerimento proposto por Aluizio Siqueira, solicitando aos diretores da Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho – proprietária da área – as seguintes informações:
Se já houve o cumprimento da decisão judicial que permitiu a reintegração de posse; se – em caso negativo – existe a possibilidade de um acordo para que o imóvel seja mantido na posse da Santa Casa, visto o interesse público envolvido; se – em caso positivo – com a manutenção da lavanderia junto às instalações da Santa Casa, isso possa ser acenado o mais breve possível; se – em caso contrário – há possibilidade de a empresa postergar ao máximo tal reintegração, possibilitando, com a ajuda de todos, em especial do Legislativo, uma solução que atenda as duas partes e a população.
Aluizio disse que esteve reunido com a direção do hospital, que explicou o ocorrido. “Segundo eles, na época, o provedor Renato pediu a Dr. Hugo a doação desse terreno, onde havia uma casa abandonada. Renato explicou que foi feito um termo de cessão por tempo indeterminado para a Santa Casa utilizar o espaço, que foi projetado e construído pelo próprio hospital para funcionar a lavanderia e o arquivo morto (no segundo andar). A Santa Casa agora busca um entendimento, de preferência, para permanecer, mas se não for possível, para que tenha um prazo para se adequar, caso tenha que mudar de local”, explicou.
O Legislativo esclarece que “não pretende se meter em situações que já se encontram sob a observação de outro Poder (o Judiciário), mas a situação é grave, pois se a reintegração se concretizar, o atendimento médico hospitalar de toda a população ficará comprometido, trazendo transtornos à população e, consequentemente, no cumprimento das obrigações firmadas no convênio existente entre o hospital e o município”.
Transporte, saúde e obras em destaque na sessão
Na sessão desta quarta-feira (21), o vereador de São João da Barra, Gerson Crispim (Gersinho) requereu à Secretaria de Transportes, a alteração das linhas de ônibus para atender as localidades de Concha 1 e 2 e Caramboia, bem como na linha do Açu, para passar em frente à Rua Maria Clarinda, onde fica o posto de atendimento de fisioterapia. Ele também requereu à Secretaria de Saúde, a aquisição de mais ambulâncias para atender o 5º distrito.
Já a vereadora Sonia Pereira (Soninha) requereu à Secretaria de Pesca, a implantação de curso de moço de convés para os pescadores do município e, se possível, também o de salvatagem. Além disso, por meio de indicação, sugeriu ao Executivo, que viabilize a restauração do túmulo do Barão de Barcelos, no cemitério de Amparo. Ronaldo Gomes solicitou a reforma da passarela que liga a beira da lagoa de Grussaí ao bairro Nossa Senhora Aparecida e, ainda, a reforma e/ou construção de uma nova praça no mesmo bairro.
Franquis Arêas fez duas indicações: reforma da praça de Azeitona e calçamento da Rua Isabel Rosa da Silva em Grussaí. Alex Firme pleiteou a cobertura da quadra de esportes do bairro de Fátima. Aluizio Siqueira solicitou a substituição da iluminação pública na Rua Julio de Souza Vale (Atafona), por braços mais longos e com lâmpadas de 400w.
Em conjunto, Aluizio e Alex sugeriram à Prefeitura, a desapropriação da antiga estação ferroviária, em Atafona, para a implantação um centro cultural.