
(Foto: Grussai Fm)
O trabalho realizado no Dia D da vacinação contra a poliomielite e o sarampo, no sábado, 18 de agosto, elevou para 66,7 % o número do público-alvo imunizado em São João da Barra, que são crianças de um ano a menores de cinco anos. A Campanha Nacional, que teve início no dia 6 de agosto, prossegue até o próximo dia 31 nas unidades de saúde do município.
O objetivo em São João da Barra é superar – em universo de 1.750 crianças que integram o público-alvo – a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de imunização. Após o término da campanha, as vacinas estarão disponíveis durante todo ano para todas as pessoas de 1 a 49 anos, de acordo com a situação vacinal.
A Coordenação de Imunização, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, considera satisfatório o trabalho realizado no Dia D, contribuindo para superar até o momento o índice de 66%.
“Tivemos um número expressivo de vacinação, porém ainda é necessário chegar à meta preconizada pelo Ministério de Saúde. Infelizmente estamos vendo o retorno de doenças como o sarampo, cujas complicações podem levar a óbito, e a pólio, com sequelas graves ou até mesmo óbito”, alertou a coordenadora de Imunização, Rachel Rebel.
O sarampo e a poliomielite são transmitidos de maneira rápida e fácil pelo ar, e a melhor forma de prevenção é a vacinação. A campanha tem o objetivo de manter elevada a cobertura vacinal contra poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus, bem como vacinar menores de 5 anos de idade contra o sarampo e rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.