Brasil
Publicada em 05/07/18 às 17:10h
“Câmara Cultural” dia 11/07, com o tema: 'Futebol sanjoanense'
Futebol sanjoanense é tema do “Câmara Cultural” dia 11

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)

O Brasil é conhecido como o país do futebol e, no município de São João da Barra, o esporte também faz história. O tema foi escolhido para a próxima edição do projeto Câmara Cultural, que começa dia 11 deste mês, no plenário do Legislativo, com uma mesa-redonda que terá a presença de jogadores e ex-jogadores que marcaram a trajetória do futebol.

 

O projeto contará, ainda, com uma exposição onde o público vai poder apreciar um acervo cedido por clubes e jogadores, tais como: troféus, bandeira, fotografias, recortes de jornal, camisas e documentos. A exposição estará em cartaz no Centro Cultural Narcisa Amália, de 11 a 18 deste mês, das 9h às 17h, com entrada franca.

 

– Falar de futebol sempre dá gosto, e falar do nosso futebol é ainda mais prazeroso. Costumo dizer que São João da Barra é um celeiro de artistas. Porém, agora, reforço e afirmo que nossa terra é um berço de grandes jogadores. Por isso, nada mais justo que realizarmos mais um “Câmara Cultural”, e desta vez, em período de Copa do Mundo, abordando o nosso futebol – destaca o presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira.

 

História – Segundo João Oscar, no seu livro “Apontamentos para a história de São João da Barra”, na década de 1920, Antonio Marques dos Santos, José Valiengo, Lúcio Maia, Pedro Fernandes Gomes, João Baptista de Almeida e Joaquim Carneiro fundaram o time “Vila Isabel F. C.”. Uma década depois, o município ganhava o "Brasileiro F. C.". O gosto pelo esporte fez brotar muitos outros times a partir daí: “Boa-Vida”, “Thoquinol”, “Ipiranga”, “Flamengo”, “América”.

 

O mais antigo ainda em atividade, o Fluminense Futebol Clube, foi fundado em 19 de setembro de 1943; coleciona 24 títulos e é o maior vencedor do Campeonato Sanjoanense de Futebol Amador. Atualmente, estão também em atividade: Santos Futebol Clube, Grussaí Futebol Clube, Açu Futebol Clube, Esporte Clube Barcelos, Flamenguinho Futebol Clube, Sanjoanense, Portuguesa, Chatuba e Palmeiras.

 

O município é um celeiro de atletas. Só para citar alguns exemplos: Carlito Martins, Carlos de Almeida Cintra (Cabeção), José Francisco Ramos (Chinho), Evaldo Rangel (Bacalhau), Renato França Azevedo (Renatinho), Geraldo Melo Novas (Catoco), Jorge Melo Novas (Ginex), Evaldo Sena, Ronaldo Cajueiro, José Carlos Gomes da Silva (Dedé). Alguns sanjoanenses fizeram carreira em clubes distantes. É o caso de Jorge Sena (que jogou no Rayo Valecano, da Espanha) e César Martins (que deu ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o primeiro título internacional, na Libertadores de 1983, contra o Peñarol). César também fez parte do Benfica, de Portugal.

 

E quando o assunto é futebol, o Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá (Sazinho) não pode ficar de fora. Localizado no centro de São João da Barra, continua sendo palco de importantes disputas. Como esquecer os clássicos: Fluminense x Sanjoanense; Fla x Flu particular; Flamenguinho x Barcelos e Sanjoanense x Portuguesa?      






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 551276 Usuários Online: 21





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados