Brasil
Publicada em 28/12/18 às 13:40h
Livro sobre a história da Câmara de SJB é publicado
Livro sobre a história da Câmara de SJB é publicado

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)

No processo de organização das ações político-administrativas no período colonial brasileiro, a Coroa Portuguesa permitia a organização de órgãos para resolver os problemas locais. Entre essas instituições, estavam as Câmaras Municipais, que tinham a missão de controlar as rendas e gastos da administração pública, regulamentar as atividades comerciais, cuidar da preservação do patrimônio público, realizar obras, entre outras tarefas. Com o objetivo de deixar registrados alguns dados sobre a memória do legislativo sanjoanense, a Câmara de Vereadores acaba de publicar o livro “Subsídios para a história da Câmara Municipal de São João da Barra”.

Escrito pelo pesquisador Fernando Lobato, o livro será distribuído nas escolas e órgãos públicos do município. Além disso, terá também uma versão digital, que estará, em breve, disponível no site da Câmara (www.camarasjb.rj.gov.br) para download. Para a pesquisa, Lobato consultou as obras de Fernando José Martins, Alberto Lamego, Julio Feydith, João Oscar do Amaral Pinto, Carlos A. A. de Sá e Manoel Martins do Couto Reys (cartógrafo que visitou e estudou a região). “Também foi imprescindível a coleção do Almanaque Agrícola e Industrial, de Eduardo e Henrique Laemmerth, e as revistas FonFon e Tico-Tico”, citou. Funcionários da Câmara, parentes, contemporâneos dos citados na obra, amigos e professores também colaboraram. 

Apreciador da História, o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, conta que sempre teve vontade de ver preservado, o passado do legislativo. Veio daí a ideia de fazer o livro. “Falar da Câmara e poder conhecer ainda mais a sua história, enche meu coração de alegria. Nas páginas do livro, encontraremos fotos, gravuras e detalhes minuciosos e, com certeza, repletos de cultura e beleza. Fico feliz por deixar essa contribuição em minha legislatura”, destacou.

Conteúdo - Na obra, o leitor vai encontrar, por exemplo, dados sobre as visitas feitas pelo imperador Dom Pedro II e outros membros da família imperial; os nomes dos vereadores de 1677 até os dias atuais; fotos históricas, biografia dos ex-presidentes, dados sobre as mulheres que foram vereadoras; leis dos séculos XVII, XVIII e XIX; estatística dos crimes, além de fatos curiosos, como um pesado imposto que os habitantes tinham que pagar para donativo do casamento dos príncipes portugueses e espanhóis, filhos dos soberanos governantes (isso a partir de 1727). É que, no passado, as Câmaras desenvolviam o trabalho do Legislativo, Executivo e Judiciário.  





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:






Show da Manhã
(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 552241 Usuários Online: 19





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados