Domingo, 22 de Julho de 2018

Buscar  
Brasil
Publicada em 20/03/18 às 17:21h - 59 visualizações
Caminhada pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Evento, nesta quarta-feira, na UMS do Açu, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de de Saúde

Grussai Fm


 (Foto: Grussai Fm)

Acontece nesta quarta-feira, 21, na Unidade Mista de Saúde (UMS) do Açu, uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose - celebrado em 24 de março. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Ferroport, e terá início às 8h30, com concentração na UMS.

 Os participantes farão uma caminhada até a praia, onde serão realizadas atividades com o educador físico Régis Silva. Também haverá palestras, verificação de glicemia e pressão arterial e distribuição de material informativo.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Bianca Ernesto, o objetivo é envolver a sociedade na luta conta a enfermidade.

"Embora antiga, a tuberculose ainda é uma enfermidade ativa e que merece atenção na saúde pública. Quando a população tem informações sobre a doença, fica mais fácil identificar os casos e iniciar o tratamento", salientou.

Ela informou, ainda, que a doença é curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que sejam seguidos os princípios básicos da terapia medicamentosa.  "O tratamento é feito à base de antibióticos, dura no mínimo seis meses, é ambulatorial e os medicamentos são disponibilizados pela rede pública de saúde", pontuou.

Tuberculose - É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório - pessoa com tosse por três semanas ou mais - seja investigado.

Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde - SUS.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral
Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 105557 Usuários Online: 46


Parceiros

Copyright (c) 2018 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados