Brasil
Publicada em 15/07/16 às 20:22h
Trabalhador já pode usar FGTS para garantir empréstimo consignado
Texto também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória

Grussai Fm

 (Foto: Grussai Fm)

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (15/07) a Lei 13.313, que autoriza o trabalhador do setor privado a usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo consignado. Para o economista, a medida tem seus prós e contras e uma das vantagens é pelo fato de que, provavelmente, os bancos irão cobrar uma taxa de juros menor, já que o risco de inadimplência é baixo.

Na quarta-feira (13/07), o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 719, que permite que trabalhadores do setor privado contratem crédito consignado utilizando até 10% do saldo do Fundo como garantia.

"Quem necessita do dinheiro ou está endividado em outras linhas de créditos mais caros, como cheque especial e crédito rotativo do cartão de crédito, o próprio empréstimo pessoal, que dá uma taxa de 4%, garantido por parte do saldo do FGTS (10%), e que também não vai ter um valor tão grande (menos de 2%), acaba sendo uma vantagem", avaliou o especialista.

O texto também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória, no caso de dispensa sem justa causa.

As taxas de juros médias do crédito consignado estão entre 25% e 30% ao ano no setor público e para os aposentados. No setor privado, no entanto, por causa da alta rotatividade, as taxas estão em torno de 41%. Com o novo tipo de garantia, o objetivo é reduzir a cobrança de juros.

"Pegar o dinheiro para pagar uma dívida mais cara é uma ótima solução, porque vai diminuir a dívida e o comprometimento da renda nos próximos pagamentos. O FGTS rende muito pouco, então acaba sendo uma boa opção para quem sabe controlar bem sua vida e que está pagando dívida alta. Agora, tem que tomar um cuidado enorme para não piorar a situação ao invés de melhorar, porque se não tiver controle está arriscado terminar mais endividado e ainda ficar sem a parte do salto do Fundo", recomendou o economista.

 


 Fonte Ururau/ABr




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:






Falando a Verdade com Luiz Fernando
(22)999640391

Peça sua Música

  • Camila
    Cidade: São João da Barra
    Música: Pare e Pense
  • Liane Gomes
    Cidade: Gargaú-São Francisco de Itabapoana
    Música: Fabiana Anastacio- Adorarei
  • Mallu Braga
    Cidade: Juiz de Fora - MG
    Música: Singular - Ana Vitória
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Lorena Santtos
    Cidade: Grussaí.
    Música: Gustavo Mioto - Impressionando os anjos!
  • Camila
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Detran - Diego e Marcel
Publicidade Lateral






Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 552130 Usuários Online: 24





Copyright (c) 2024 - Grussai Fm - Todos os direitos reservados